domingo, 19 de setembro de 2010

Guia - Lentes de Contato / 1ª parte

Oiie,  blz?  tempo sem posts né...  maus maus...

                     Lentes de Contato

Elas são rápidas, práticas e indolores, mas causam muitas dúvidas, tire-as:
Perguntas mais frequentes sobre lentes com grau:
Com quantos anos se pode usar uma lente?
Crianças de seis ou oito anos podem usá-las para praticar esportes, e adolescentes que não se sentem confortáveis com as armações também podem colocá-las. O fator idade não limita, o que importa é a motivação, a necessidade e a disciplina para cuidar delas corretamente.

Existem lentes para quais problemas?
Para qualquer que seja o seu problema: miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia, dá para corrigir com lentes sem dificuldades, apesar de algumas serem mais caras que as outras.

E qual lente devo usar?
Quem decide se o paciente precisa de lentes rígidas, gelatinosas ou descartáveis é somente o profissional, que examina vários fatores, como o tipo de córnea.  Nem todos os tipos são adequados para todas as pessoas devido à variação do material de confecção das lentes também, que nada mais são do que um corpo estranho dentro do organismo.

Quanto tempo as lentes podem ficar nos olhos no dia-a-dia?
A quantidade de tempo que as lentes podem durar nos olhos sem causar incômodo pode ser comparada com o tempo que você consegue ficar debaixo d’água. Há pessoas que conseguem prender a respiração por mais tempo, assim como algumas têm uma tolerância maior a um organismo estranho nos olhos. Geralmente, não é arriscado ficar com elas durante 10 ou 14 horas. O paciente pode ficar quanto tempo precisar, com algumas exceções, como: Na hora de dormir (além do mais, ninguém precisa enxergar o sonho). Dormir com elas um dia ou outro é aceitável, só não pode virar rotina.

Quanto tempo dura uma lente?
As lentes descartáveis têm um preço mais acessível e duram de 15 dias a um mês, mas algumas pessoas conseguem fazer com que elas durem ainda mais; já as rígidas ou gelatinosas duram de um ano e meio a dois.

Perguntas mais frequentes sobre lentes coloridas:

Preciso de receita para comprar uma lente de contato colorida?
Lente de contato coloridas (ou não) precisam ser especificadas ao seu olho. Apesar de ser possível adquirir no mercado lente de contato coloridas sem receita médica, isso não é recomendado, pois somente um médico especialista tem condições de avaliar individualmente suas necessidades para definir se o uso é ou não recomendado.

Existe lente de contato colorida com grau?
Sim. Para isso, consulte seu especialista e explique sua necessidade.

Há outras desvantagens no uso de lente de contato coloridas?
Os fabricantes estão permanentemente aprimorando suas lente de contato coloridas. Porém, lente de contato coloridas geralmente possuem apenas o centro que cobre sua pupila transparente (para que você possa enxergar).
Isso pode fazer com que, ao piscar, a lente deslize ligeiramente sobre a pupila, atrapalhando a visão.
Também, sua pupila dilata-se ou contrai-se para adaptar-se à luminosidade interna. Este processo pode ser um pouco prejudicado por uma lente de contato colorida.
Obviamente, se você experimenta qualquer problema ou desconforto ao utilizar sua lente de contato coloridas, consulte seu especialista!

Cuidados com as Lentes de Contato:
- Manuseie suas lentes de contato com mãos rigorosamente limpas. Manusear sua lente com mãos sujas poderá contaminá-la ou danificá-la — e o prejuízo é certo para sua saúde e/ou seu bolso.
- Lave as lentes somente com os produtos específicos, de preferência aqueles indicados por seu especialista. Nada de lavar as lentes com saliva ou água corrente!
- Proteja suas lentes de substâncias químicas, abrasivas, gordurosas etc. tais como cremes, produtos em aerossol, poeira etc.
- Quando manusear as lentes sobre a pia, certifique-se que o ralo esteja tampado. É comum perder lentes ao, acidentalmente, caírem no ralo.
- Evite manusear suas lentes com objetos pontiagudos ou cortantes, tais como pontas de lápis, tesouras, ou mesmo com as unhas.
- No banho, feche bem os olhos (ou ao lavar o rosto) para evitar o contato das lentes com sabonete e/ou xampú.
- Retire as lentes para uso de sauna, piscina e mar.
- Procure produtos classificados como hipoalérgicos, para usuários de lentes de contato ou para olhos sensíveis.
- Ponha suas lentes antes de aplicar a maquiagem.
- Tire suas lentes antes de remover a maquiagem.
- Nunca aplique delineador na extremidade interna da pálpebra.
- Substitua os produtos de maquiagem a cada três ou quatro meses (este é o prazo de validade dos conservantes)
- Evite dividir sua maquiagem com outras pessoas.
- As lentes devem ser retiradas todos os dias para limpeza.

Dica: Independentemente do modelo, é essencial que você cuide muito bem delas para que não haja uma proliferação de microorganismos que levam a infecções oculares. Lave a lente com soro fisiológico para remover a gordura e deixe-as numa caixa específica embebida de solução conservante e desinfetante. Não é necessário trocar sempre de caixinha, lavar bem já é o bastante para retirar o acúmulo de resíduos do fundo. Esfregá-la com uma escova de dente e enxaguar com água fervente e com sabão. Fazendo esse processo uma vez por semana já garante a assepsia.
http://omgfreakshow.wordpress.com/category/lentes/ 
      bjs bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário


I made this widget at MyFlashFetish.com.